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Ressignificando a Deficiência
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Informações Técnicas

Formato: 25,0x17,5
Páginas: 240
ISBN: 9788580553420
Ano: 2014

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Ressignificando a Deficiência

Edição: 1

Autor(es): Jan W. Valle , David J. Connor , Da Abordagem Social às Práticas Inclusivas na Escola

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Resumo

Nesta obra, os autores lançam um novo olhar sobre a deficiência. Ultrapassando o tradicional referencial médico sobre o qual se assenta toda a educação especial, aqui a inclusão é vista através das lentes dos estudos sobre deficiência em educação, abordagem emergente que propõe que a deficiência seja encarada não como uma limitação ou lesão orgânica, e sim como uma construção social, na medida em que é a sociedade que impõe as barreiras às pessoas com deficiência. Assim, este livro nos ajuda a reconhecer a diferença como uma variação humana natural e a compreender melhor as complexidades subjacentes à implementação da inclusão. A obra apresenta ainda ferramentas para o ensino inclusivo, estratégias para criar uma cultura dinâmica em sala de aula, entre outros recursos fundamentais para educadores.

Sumário

Prefácio

PARTE I – Como o Conhecimento Orienta a Prática
Capítulo 1.
Inteirando-se da cultura e do contexto da escola pública 
Capítulo 2. Contemplando a (in)visibilidade das deficiências 
Capítulo 3. Examinando crenças e expandindo noções de normalidade 
Capítulo 4. Praticando a equidade educacional em uma democracia

PARTE II – Como a Prática Aprofunda o Conhecimento
Capítulo 5. Selecionando abordagens e ferramentas de ensino inclusivo 
Capítulo 6. Criando uma cultura dinâmica de sala de aula 
Capítulo 7. Avaliando o conhecimento e as habilidades dos alunos na sala de aula inclusiva 
Capítulo 8. Aproveitando a força das duplas de professores 

PARTE III – Como a Discussão Muda o Conhecimento e a Prática
Capítulo 9.
Desafiando ativamente a normalidade
Capítulo 10. Promovendo crenças e práticas inclusivas 

Uma observação final 

Apêndice A. Estudos sobre deficiência em educação: American Educational Research Association 
Apêndice B. Estudos sobre deficiência em educação e educação inclusiva: Sugestões de leitura complementar

Índice

Equipe

Revisão técnica Enicéia Gonçalves Mendes, Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Maria Amélia Almeida, Doutora em Educação Especial pela Universidade Vanderbilt (Estados Unidos). Professora do Departamento de Psicologia da UFSCar. Tradução Fernando de Siqueira Rodrigues

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