5% OFF
As Cem Linguagens da Criança
  • As Cem Linguagens da Criança
Baixar amostra grátis

Informações Técnicas

Formato: 25,0x17,5
Páginas: 296
ISBN: 9788584290673
Ano: 2017

Material Complementar

Confira mais informações sobre a obra nos links abaixo

Solicitar livro para avaliação

As Cem Linguagens da Criança

Edição: 1

Autor(es): Carolyn Edwards , Lella Gandini , Volume 1: A Abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância

Artes Médicas

5% OFF
  • Livro impresso R$ 81,00
    Por R$ 81,00 até 4x de R$ 20,25 no cartão (sem juros) Ou 4x de R$ 20,25 R$ 76,95 no boleto ( 5% de desconto ) ou à vista por R$ 76,95 com 5% de desconto no boleto
    Adicionando ao carrinho.
    Clique aqui caso você não seja redirecionado.

Resumo

A experiência educativa para a primeira infância realizada em Reggio Emilia, na Itália, tornou-se reconhecida como um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Essa abordagem inovadora incrementa o desenvolvimento intelectual através da focalização sistemática na representação simbólica, levando as crianças pequenas a um nível surpreendente de habilidades simbólicas e à criatividade. O sistema não é privado e elitista; pelo contrário, oferece atendimento integral às crianças e está aberto a todas elas, inclusive àquelas com alguma deficiência. Este livro recolhe as reflexões dos educadores italianos que criaram e desenvolveram o sistema, bem como dos norte-americanos que lá estudaram. É uma introdução abrangente que aborda história e filosofia, currículo e metodologias de ensino, escola e sistema organizacional, uso do espaço e ambiente físico, além dos papéis dos profissionais de educação infantil.

Sumário

Prefácio – Perspectivas Complementares sobre Reggio Emilia
Comentários – A História de Malaguzzi, outras Histórias


PARTE 1 - Pontos de Partida
Capítulo 1. Aspectos gerais
Capítulo 2. O que Podemos Aprender com Reggio Emilia?

PARTE 2 - Os Educadores de Reggio Emilia Descrevem seu Programa – Entrevistas a Lella Gandini 
Capítulo 3. História, Idéias e Filosofia Básica
Capítulo 4. A Parceria Comunidade-Professor na Administração das Escolas
Capítulo 5. O Currículo Emergente e o Construtivismo Social
Capítulo 6. O Papel do Pedagogo
Capítulo 7. O Papel do Atelierista

PARTE 3 - Da Teoria à Prática
Capítulo 8. Espaços Educacionais e de Envolvimento Pessoal
Capítulo 9. Parceiro, Promotor do Crescimento e Guia – Os Papéis dos Professores de Reggio em Ação
Capítulo 10. Múltipla Simbolização no Projeto do Salto em Distância
Capítulo 11. Desenvolvimento do Currículo em reggio Emilia – Um Projeto de Currículo de Longo Prazo sobre Dinossauros

PARTE4 - A Extensão da Abordagem de Reggio Emilia para as Escolas Americanas
Capítulo 12. Variações Culturais sobre a Prática Desenvolvimentalmente Apropriada – Desafios à Teoria e à Prática
Capítulo 13. A Cidade da Neve – Aplicação da Abordagem Multissimbólica em Massachusetts
Capítulo 14. Conexões – Uso da Abordagem de Projeto com Crianças de 2 e 3 Anos em uma Escoal-Laboratório Universitária
Capítulo 15. Um outro Modo de Ver as Coisas – Ainda Estamos Aprendendo
Capítulo 16. Um Olhar para o Passado – De Reggio Emilia para a educação Progressista
Capítulo 17. As Papoulas e a Dança da Criação do Mundo

PARTE 5 - Conclusão
Capítulo 18. Para onde Vamos agora?

Glossário de Termos usados por Educadores de Reggio Emilia
Recursos Adicionais Publicados sobre a Abordagem de Reggio Emilia

Equipe

Consultoria, supervisão e revisão técnica Maria Carmen Silveira Barbosa, professora na Faculdade de Educação da UFRGS. Doutora em Educação pela UNICAMP. Tradução Dayse Batista.

0 avaliações

Avalie e comente
Faça sua avaliação
Seja o primeiro a avaliar este produto