Aprender e Ensinar na Educação Infantil
  • Aprender e Ensinar na Educação Infantil
Baixar amostra grátis

Informações Técnicas

Formato: 25,0x17,5
Páginas: 360
ISBN: 9788573075175
Ano: 1999

Material Complementar

Confira mais informações sobre a obra nos links abaixo

Solicitar livro para avaliação

Aprender e Ensinar na Educação Infantil

Edição: 1

Artes Médicas

  • Livro impresso R$ 112,00
    Por R$ 112,00 até 5x de R$ 22,40 no cartão (sem juros) Ou 5x de R$ 22,40
    Adicionando ao carrinho.
    Clique aqui caso você não seja redirecionado.

Resumo

Este livro é um instrumento útil de reflexão, análise e otimização da prática educativa dirigida a crianças pequenas. Não é um receituário, tampouco um discurso genérico. Não diz o que precisa ser feito, nem como fazê-lo, mas justifica determinadas orientações na hora de tomar decisões.

Sumário

Introdução

Capítulo 1. Desenvolvimento e aprendizagem na etapa de 0 a 6 anos
1.1. Introdução
1.2 Como se desenvolvem e aprendem as crianças da etapa de educação infantil?
1.3 Características evolutivas
1.4 Algumas idéias que é preciso guardar

Capítulo 2. A etapa da educação infantil
2.1 Introdução
2.2 Características gerais da etapa
2.3 O currículo da etapa
2.4 As áreas curriculares e os principais blocos de conteúdos
2.5 Os ciclos na etapa da educação infantil
2.6 Algumas idéias que é preciso guardar

Capítulo 3. A prática educativa I: organização e planejamento
3.1 Introdução
3.2 Os aspectos organizacionais
3.3 O planejamento da ação educativa
3.4 Algumas idéias que é preciso guardar

Capítulo 4. A prática educativa II: critérios e âmbitos de intervenção
4.1 Introdução
4.2 Chegando o momento de atuar: onde fica o que planejamos?
4.3 Critérios gerais de atuação educativa na escola infantil
4.4 As principais situações educativas
4.5 Os materiais
4.6 Algumas idéias que é preciso guardar

Capítulo 5. A avaliação e a observação
5.1 Introdução
5.2 A avaliação é objetiva?
5.3 Por que avaliar?
5.4 Avaliar os alunos em diferentes momentos
5.5 Avaliação e atenção à diversidade
5.6 Como se avalia?
5.7 A comunicação da avaliação e os seus efeitos no futuro escolar do aluno
5.8 Avaliação das propostas educativas
5.9 Pautas de observação: proposta de instrumentos para os diferentes níveis da escola maternal e da pré-escola
5.10 Algumas idéias que é preciso guardar

Capítulo 6. Trabalho de equipe e Projeto Curricular de Centro
6.1 Introdução
6.2 Trabalho de equipe
6.3 O projeto Curricular de Centro
6.4 Os Componentes do Projeto Curricular de Centro
6.5 Algumas idéias que é preciso guardar

Capítulo 7. Família e escola
7.1 Introdução
7.2 Família e escola: dois contextos diferentes, um objetivo comum
7.3 Compartilhar a ação educativa
7.4 A comunicação com as famílias
7.5 A participação dos pais e das mães no centro educativo
7.6 Algumas idéias que é preciso guardar

Referências Bibliográficas

Anexos
Anexo 1. A jornada escolar na creche e na pré-escola: exemplos
Anexo 2. A situação de chegada à escola: programação de uma unidade didática
Anexo 3. O cantinho da casinha: programação de uma unidade didática
Anexo 4. A situação de refeição: as decisões da equipe de professores de um centro
Anexo 5. As chegadas e as saídas: a sua concretização no Projeto Curricular de centro
Anexo 6. Proposta de blocos de conteúdos para as três áreas
Anexo 7. Exemplo de seqüenciação de conteúdos e de objetivos da área de descoberta do meio em uma creche
Anexo 8. A organização do espaço em uma creche: a sua concretização no Projeto Curricular de Centro

Guia de recursos e serviços para a criança
Guia de recursos bibliográficos e audiovisuais

0 avaliações

Avalie e comente
Faça sua avaliação
Seja o primeiro a avaliar este produto