Conteúdo Exclusivo Online

Mostrando de 1 a 7 de 7
  • Conteúdo exclusivo Conteúdo Exclusivo Online 25/05/2009

    Alfabetização e educação infantil

    Na educação infantil, as práticas pedagógicas precisam realizar uma conexão entre o processo de alfabetização das crianças e o mundo real, construir uma concepção de ensinar a ler e a escrever no próprio contexto das práticas sociais da leitura e da escrita 

    Altino José Martins Filho

  • Conteúdo exclusivo Conteúdo Exclusivo Online 25/02/2011

    Brinco; logo, existo!

    A brincadeira é a principal atividade do cotidiano infantil. Por meio dos jogos lúdicos, a criança constitui valores e identidade

    Maria Aparecida Salmaze

  • Conteúdo exclusivo Conteúdo Exclusivo Online 10/09/2010

    Da gestação ao nascimento das linguagens ambientais

    O Projeto Gestação Ecológica: da gestação ao nascimento das linguagens ambientais sustenta-se em quatro eixos temáticos: ecologia, ecologia humana, sustentabilidade e resolução de problemas ambientais

    Valeria G. Andreetto, Vera Melis Paolillo e Angelo Andreetto

  • Conteúdo exclusivo Conteúdo Exclusivo Online 22/06/2010

    Literatura e linguagem na primeira infância

    Atividades de leitura realizadas com o grupo organizam a fala da criança, no sentido de aprender a se comunicar cada vez melhor, desenvolvendo maior confiança e fluência e ampliando seu vocabulário

    Adriana Dihl Moraes

  • Conteúdo exclusivo Conteúdo Exclusivo Online 22/06/2010

    Um conto e muitos pontos

    A escola que foi cenário da experiência que vou relatar situa-se na serra gaúcha, em uma cidade chamada Canela. Uma de suas características é a promoção da cultura, com eventos como o Festival de Bonecos, a Semana do Bebê, o Sonho de Natal, entre outros, organizados por uma Fundação Cultural e pela Prefeitura. Acho importante esta introdução para destacar que tal ambiente é, sem dúvida, propício ao ato de ler como deleite.

    Anilda Gallas

  • Conteúdo exclusivo Conteúdo Exclusivo Online 25/05/2009

    Um olhar sobre os modos de se alfabetizar hoje

    É necessário que a alfabetização das crianças a partir da educação infantil constitua-se não como um conjunto gráfico, mas como uma experiência repleta de significados que tem como base as experiências culturais significativas das crianças

    Amanda Eccel Dornelles e Leni Vieira Dornelles

  • Conteúdo exclusivo Conteúdo Exclusivo Online 04/11/2014

    Uma educação afetuosa e estimulante — entrevista com Susanna Mantovani

    Pesquisadora e professora da Università degli Studi di Milano Bicocca, na Itália, Susanna Mantovani foi a entrevistada da primeira edição da Pátio Educação Infantil, publicada em 2003. Onze anos depois, a coautora do Manual de educação infantil de 0 a 3 anos: uma abordagem reflexiva (Artmed, 1998), escrito em parceria com Anna Bondioli, volta a falar aos leitores da revista, desta vez em um rápido bate-papo feito pela internet. 

    Em poucas, mas significativas, respostas, ela comenta o que mudou nesse tempo e faz referências positivas ao Brasil. “Acredito que a Itália, hoje, infelizmente, não tenha nada para ensinar a vocês, mas sim para aprender, de modo a enfrentar uma transformação cultural e cognitiva equilibrada”, afirma.