Por Que Foucault?
  • Por Que Foucault?
Baixar amostra grátis

Informações Técnicas

Formato: 23,0x16,0
Páginas: 248
ISBN: 9788536314068
Ano: 2008

Material Complementar

Confira mais informações sobre a obra nos links abaixo

Solicitar livro para avaliação

Por Que Foucault?

Edição: 1

Autor(es): Colaboradores , Novas diretrizes para a pesquisa educacional

Penso

  • Livro impresso R$ 120,00
    Por R$ 120,00 até 6x de R$ 20,00 no cartão (sem juros) Ou 6x de R$ 20,00
    Adicionando ao carrinho.
    Clique aqui caso você não seja redirecionado.

Resumo

Por que Foucault? oferece uma análise de novas diretrizes na pesquisa educacional, enfatizando a utilização, aplicação e desenvolvimento da obra de Michel Foucault. Os capítulos deste livro vão além do nível introdutório e expositivo, explorando novos temas e aplicações à teoria, ao programa de ação, à prática e à política educacionais. O livro apresenta uma perspectiva internacional, destacando os mais recentes trabalhos realizados na área da educação sobre a obra de Foucault e a perspectiva de destacados pesquisadores internacionais, todos com extenso número de publicações sobre a obra do filósofo francês.

Sumário

Prefácio

Capítulo 1. Introdução: Por que Foucault? novas diretrizes para a pesquisa educacional
Capítulo 2. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização
Capítulo 3. Liberdade e disciplina: transformaçõesna punição pedagógica
Capítulo 4. Pedagogia e cuidado de si nas relações mestre-aluno na Antigüidade
Capítulo 5. Foucault, o falar a verdade e as tecnologiasdo eu: as práticas confessionais do eu e das escolas
Capítulo 6. Paradoxo de capacidade e poder: ontologia crítica e o modelo de desenvolvimento da infância
Capítulo 7. Assistência social como “governo”: uma perspectiva analítica do pode
Capítulo 8. O “intra-empreendedor” e a “mãe”: estratégias de “fomento” e “desenvolvimento” do empreendedor de si no desenvolvimento organizacional e na ação afirmativa
Capítulo 9. Pensando a governamentalidade “a partir de baixo”: o trabalho social e os movimentos sociais como atores(coletivos) em ordens movíveis/móveis
Capítulo 10. Somente o amor pela verdade pode nos salvar: falar a verdade na universidade (mundial)?
Capítulo 11. Foucault: A ética da autocriação e o futuro da educação
Capítulo 12. Pesquisa educacional: os “jogos da verdade” e a ética da subjetividade
Capítulo 13. Uma política educacional criticamente formativa: Foucault, discurso e governamentalidade
Capítulo 14. Invocando a democracia: a concepção de Foucault (com insights retirados de Hobbes)

Índice

0 avaliações

Avalie e comente
Faça sua avaliação
Seja o primeiro a avaliar este produto