Pensamento Crítico para o Alcance de Resultados Positivos em Saúde
  • Pensamento Crítico para o Alcance de Resultados Positivos em Saúde
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Informações Técnicas

Formato: 25,0x17,5
Páginas: 353
ISBN: 9788536325620
Ano: 2011

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Pensamento Crítico para o Alcance de Resultados Positivos em Saúde

Edição: 1

Autor(es): Colaboradores

Artmed

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Resumo

Escrito por uma das mais destacadas especialistas mundiais em linguagens padronizadas de enfermagem, Pensamento crítico para o alcance de resultados positivos em saúde usa os últimos achados de pesquisas para a aplicação de processos de pensamento crítico voltados ao desenvolvimento do raciocínio diagnóstico e à seleção de intervenções e resultados de enfermagem.Com a atual implementação de registros de saúde eletrônicos, a utilização de linguagens de enfermagem padronizadas, como NANDA-I, NIC e NOC, torna-se fundamental. Os dados eletrônicos devem ter formatos padronizados e definições para que, ao selecionar cuidadosamente os melhores termos padronizados usando habilidades de pensamento crítico, o profissional da área obtenha os dados necessários para a melhoria contínua da qualidade. Este livro oferece orientação e as ferramentas necessárias para a seleção precisa de terminologia.

Sumário

PARTE I - Estratégias de Pensamento Crítico para o Alcance de Resultados Positivos de Saúde
Capítulo 1. Uso do pensamento crítico para o alcance de resultados positivos de saúde
Capítulo 2. Raciocínio diagnóstico e acurácia no diagnóstico das respostas humanas
Capítulo 3. Princípios orientadores para uso de diagnósticos de enfermagem, da NANDA-I, da NOC e da NIC
Capítulo 4. Aplicação dos princípios orientadores e das instruções de uso da NANDA-I, da NOC e da NIC

PARTE II - Aplicação da Estratégia de Estudos de Caso
Capítulo 5. Estudos de caso com foco principal no diagnóstico de problemas, nos resultados e nas intervenções associados
Capítulo 6. Estudos de caso com o foco principal em diagnósticos de risco e os resultados e as intervenções associados
Capítulo 7. Estudos de caso com foco principal em diagnósticos de promoção da saúde e os resultados e as intervenções associados
Capítulo 8. Estudos de caso com foco principal em diagnósticos de pontos positivos/bem-estar e os resultados e as intervenções associados

Apêndice A. Referências na internet
Apêndice B. Instrumento de levantamento de dados: padrões funcionais de saúde
Apêndice C. O método Lunney de pontuação para classificar a acurácia dos diagnósticos de enfermagem das reações humanas
Apêndice D. Escala de acurácia dos diagnósticos de enfermagem (EADE)

Índice

Equipe

Consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição: Miriam de Abreu Almeida, enfermeira. Doutora em Educação pela pucrs. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFRGS. Professora do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da UFRGS. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso (GEPECADI – CNPq). Amália de Fátima Lucena, enfermeira. Doutora em Ciências pela UNIFESP. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFRGS. Professora do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da UFRGS. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso (GEPECADI – CNPq). Eneida Rejane Rabelo da Silva, enfermeira. Doutora em Ciências Biológicas: Fisiologia. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFRGS. Professora dos Programas de Pós-graduação da Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina: Ciências Cardiovasculares – Cardiologia da UFRGS. Lìder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso (GEPECADI – CNPq).

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