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O Que é Design de Moda?
  • O Que é Design de Moda?

Informações Técnicas

Formato: 17,0x22,0
Páginas: 256
Ano: 2011
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Referência

MATHARU, G. O que é design de moda? Porto Alegre: Bookman, 2011. 256p.

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O Que é Design de Moda?

Edição: 1

Autor(es): Gurmit Matharu

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Resumo

Dividido em três partes, O que é Design de Moda? examina os aspectos fundamentais da indústria da moda. Começando com um apanhado histórico, “Questões” discute a transformação da moda em um dos maiores negócios do mundo e analisa sua relação com a mídia e a cultura das celebridades. Também aborda questões éticas, como o uso de peles e o impacto ambiental e humano do movimento fast fashion. “Anatomia” examina os diferentes setores da indústria e os eventos mais importantes do calendário da moda. Em seguida, decompõe todo o processo de design, do esboço inicial ao lançamento da coleção, e dá dicas práticas para quem busca uma carreira na moda. “Portfólios” apresenta o perfil de alguns dos maiores designers de moda do mundo, demonstrando a diversidade dentro da indústria por meio da análise de trabalhos e de belas fotografias de coleções.

Sumário

Questões

Capítulo 1. O que é Design de Moda?
Moda versus vestuário
Identidade
Arte ou moda? 

Capítulo 2. A história da moda
O surgimento do designer
Revolucionários da moda no século XX

Capítulo 3. Comunicação de moda
Moda e cinema
Revistas de moda
Desfi les de moda
Fotografi a de moda
Moda e Internet

Capítulo 4. A moda como grande negócio
Economia global e moda
Marcas de luxo e impérios
A democratização do luxo

Capítulo 5. Moda e celebridade
Publicidade com celebridades
Celebridades designers
Linhas de celebridades para lojas

Capítulo 6. Ética na moda
O belo do corpo
O debate das peles
Moda ecológica
Direitos trabalhistas
Cadeia de fornecimento ética

Capítulo 7. Anatomia
Segmentação na moda
Alta-costura
Prêt-à-porter
Linhas de difusão
Sportswear
Alfaiataria e a moda masculina moderna
Moda para o mercado de massa

Capítulo 8. Tendências e zeitgeist
O zeitgeist
Análise de tendências de moda
Feiras têxteis
Stylists de moda
Editores de moda

Capítulo 9. O calendário da moda
O ciclo da moda
O calendário de produção
Coleções e linhas
O papel das semanas de moda

Capítulo 10. Do croqui à roupa: o processo de design
Para quem você está criando?
Pesquisa e investigação
Fontes de pesquisa
A musa
Colagens de pesquisa
A importância de desenhar
A silhueta
Proporção, linha e equilíbrio
Cor e tecido
Desenvolvimento do design
Compondo uma coleção e linha
Apresentando propostas de design
Toile

Capítulo 11. Carreiras na moda
Faculdades e cursos universitários
O portfólio de entrada
O que esperar do curso
O portfólio de saída
Vida depois da graduação
Criando uma grife independente

Portfólios
Portfólios
Viktor & Rolf
Boudicca
Rei Kawakubo
(Comme des Garçons)
Walter Van Beirendonck
Hedi Slimane
Zac Posen
Marc Jacobs
Duckie Brown
Rick Owens
Derek Lam
Et cetera

Glossário
Recursos
Índice
Créditos

Equipe

Tradução: Mariana Bandarra Revisão técnica: Camila Bisol Brum Scherer, graduada em Tecnologia em Moda e Estilo pela UCS-RS. MBA em Marketing pela ESPM-RS. Professora do curso de graduação em Design de Moda e Tecnologia da Feevale-RS e do curso de pós-graduação em Marketing e Design de Moda da ESPM-RS.

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