Baixar amostra grátis

Informações Técnicas

Páginas: 224
ISBN: 9788565848619
Ano: 2013

Material Complementar

Confira mais informações sobre a obra nos links abaixo

Solicitar livro para avaliação

DESENVOLVER COMPETENCIAS OU ENSINAR SABERES?

Edição: 1

Autor(es): Philippe Perrenoud

Artes Médicas

  • Livro impresso R$ 61,00
    Por R$ 61,00 até 3x de R$ 20,33 no cartão (sem juros) Ou 3x de R$ 20,33
    Adicionando ao carrinho.
    Clique aqui caso você não seja redirecionado.

Resumo

Esta obra propõe uma discussão sobre o papel da escola no desenvolvimento de competências. Para isso, formula perguntas essenciais como: os saberes que são ensinados na escola são os mais pertinentes para entender e atuar no mundo? Eles preparam para os estudos superiores ou para a vida? O que devemos pensar da ausência de conhecimentos como direito, economia, ciências polìticas ou psicologia nos programas escolares? Em uma época em que a expectativa de vida aumenta, nossas vivências se diversificam e a sociedade muda rapidamente, podemos identificar um número limitado de competências úteis para todos? Não será mais adequado transmitir saberes e desenvolver atitudes que permitam a cada um construir as competências necessárias? Nenhuma dessas questões tem uma resposta simples ou consensual, mas esta obra permite projetá-las e introduzi-las em um debate sério.

Sumário

Prefácio
Introdução Geral
É possível desenvolver competências sem questionar os conhecimentos?

PARTE I - Competência: Do que Estamos Falando?
Capítulo 1. O fascínio pelas competências
Capítulo 2. Partir preferencialmente da vida das pessoas, em vez de ter os programas como ponto de partida
Capítulo 3. Competências e situações
Capítulo 4. Confusões conceituais
Capítulo 5. Linhas de fuga: dois cenários possíveis

PARTE II - Um Currículo Desequilibrado
Capítulo 6. Disciplinas consagradas e fundamentadas num campo do saber
Capítulo 7. As educações
Capítulo 8. As disciplinas ausentes do ensino obrigatório
Capítulo 9. Começar pelas enquetes

PARTE III - Um Reequilíbrio Necessário, mas Pouco Provável
Capítulo 10. É possível esclarecer as finalidades da escola
Capítulo 11. As duas missões da escola
Capítulo 12. Não abalar as relações de força
Capítulo 13. Os impérios disciplinares

Uma Conclusão um Tanto Provisória
Competências, outros saberes ou ferramentas para aprender?

Posfácio
Estabelecer e dar continuidade a um debate necessário

Referências

Equipe

Revisão técnica Maria da Graça Souza Horn, Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Federal do rio Grande do Sul (UFrGS). Heloisa Schaan Solassi, Licenciada em Lìngua e Literatura Portuguesa e Lìngua e Literatura Francesa pela UFRGS. Tradução Laura Solange Pereira

0 avaliações

Avalie e comente
Faça sua avaliação
Seja o primeiro a avaliar este produto