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Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental
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Informações Técnicas - Impresso

Formato: 17,5x25,0
Páginas: 224
ISBN: 9788536311203
Ano: 2008

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Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental

Um Guia Ilustrado

Edição: 1

Autor(es): Jesse H. Wright , Monica R. Basco , Michael E. Thase

Artmed

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Resumo

Este guia fácil de usar foi escrito por terapeutas experientes, que demonstram os métodos de TCC com seus pacientes no CD que acompanha esta obra, e oferecem um programa didático inédito, elaborado para o leitor efetivamente aprender as técnicas endossadas pela Academia de Terapia Cognitiva.

Sumário

Capítulo 1. Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental 
Exercício 11: Reconhecendo os pensamentos automáticos: um registro de pensamentos em três colunas 

Capítulo 2. A relação terapêutica: empirismo colaborativo em ação 
Vídeo 1: Avaliando os sintomas de ansiedade – Dr. Wright e Gina
Vídeo 2: Modificando os pensamentos automáticos – Dr. Wright e Gina

Capítulo 3. Avaliação e formulação
 Exercício 3.1: Registro de formulação de caso em TCC 

Capítulo 4. Estruturação e educação
Exercício 4.1: Estruturação da TCC 
Exercício 4.2: Psicoeducação em TCC 73
Vídeo 3: Estabelecendo a agenda – DraSpurgeon e Rose
Vídeo 4: Psicoeducação no modelo cognitivo-comportamental – Dra. Spurgeon e Rose
Vídeo 5: Psicoeducação em pensamentos automáticos – Dr. Thase e Ed

Capítulo 5. Trabalhando com pensamentos automáticos
Exercício 5.1: Identificando os pensamentos automáticos
Exercício 5.2: Utilizando o registro do pensamento disfuncional
Exercício 5.3: Questionamento socrático e geração de alternativas racionais
Exercício 5.4: Examinando as evidências, descatastrofização e reatribuição
Exercício 5.5: Ensaio cognitivo e cartões de enfrentamento
Vídeo 6: Uma mudança de humor – Dra Fitzgerald e Kris
Vídeo 7: Descoberta guiada – Dra Fitzgerald e Kris
Vídeo 8: Imagens mentais – Dra Fitzgerald e Kris
Vídeo 9: Gerando alternativas racionais – Dra Fitzgerald e Kris
Vídeo 10: Examinando as evidências – Dra Fitzgerald e Kris
Vídeo 2: Modificando os pensamentos automáticos – Dr. Wright e Gina
Vídeo 11: Ensaio cognitivo – Dra. Fitzgerald e Kris

Capítulo 6. Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas
Exercício 6.1: Registro de atividades 
Exercício 6.2: Conclusão de tarefas 
Vídeo 12: Programando atividades – Dr. Thase e Ed
Vídeo 13: Planejamento de tarefa gradual – Dr. Thase e Ed

Capítulo 7. Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação 
Exercício 71: Treinamento de relaxamento 
Exercício 72: Retreinamento da respiração 
Exercício 73: Terapia de exposição 
Vídeo 14: Retreinamento da respiração – Dr. Wright e Gina
Vídeo 15: Terapia de exposição: Construindo uma hierarquia – Dr. Wright e Gina
Vídeo 16: Terapia de exposição In Vivo – Dr. Wright e Gina

Capítulo 8. Modificando esquemas 
Exercício 8.1: Métodos de questionamento para crenças nucleares 
Exercício 8.2: Encontrando esquemas em padrões de pensamentos automáticos 
Exercício 8.3: Fazendo um inventário de seus esquemas 
Exercício 8.4: Desenvolvendo uma lista de esquemas personalizada 
Exercício 8.5: Encontrando esquemas com vantagens e desvantagens 
Exercício 8.6: Modificando esquemas 
Vídeo 17: A técnica da seta descendente – Dr. Thase e Ed 
Vídeo 18: Examinando as evidências dos esquemas – Dr. Thase e Ed 
Vídeo 19: Ensaiando um esquema modificado – Dr. Thase e Ed 

Capítulo 9. Problemas e dificuldades comuns: aprendendo com os desafios da terapia 

Capítulo 10. Tratando transtornos crônicos, graves ou complexos

Capítulo 11. Desenvolvendo competência em terapia cognitivo-comportamental 
Exercício 111: Auto-avaliação da competência em TCC 
Exercício 112: Aplicando a escala de terapia cognitiva 
Exercício 113: Aplicando a escala de avaliação de formulação cognitiva

Apêndice 1: Formulários de trabalho e inventários
Apêndice 2: Recursos de terapia cognitivo-comportamental
Apêndice 3: Guia do CD

Equipe

Revisão técnica Paulo Knapp, psiquiatra. Mestre em Clìnica Médica pela UFRGS. Doutorando em Psiquiatria na UFRGS. Formação em Terapia Cognitiva no Beck Institute, Filadélfia. Membro fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas (SBTC). Membro fundador da Academy of Cognitive Therapy (ACT). Membro da International Association of Cognitive Psychotherapy (IACP). Tradução Mônica Giglio Armando

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