33% OFF
A ORGANIZACAO DO TRABALHO ESCOLAR
  • A ORGANIZACAO DO TRABALHO ESCOLAR
Baixar amostra grátis

Informações Técnicas - Impresso

Páginas: 304
ISBN: 9788565848060
Ano: 2013

Material Complementar

Confira mais informações sobre a obra nos links abaixo

Solicitar livro para avaliação

A ORGANIZACAO DO TRABALHO ESCOLAR

Edição: 1

Autor(es): Monica Gather Thurler , Olivier Maulini

Penso

33% OFF
  • Livro impresso R$ 103,00
    De R$ 103,00Por R$ 72,10 até 3x de R$ 24,03 no cartão (sem juros) Ou 3x de R$ 24,03 R$ 68,50 no boleto ( 5% de desconto ) ou à vista por R$ 68,50 com 5% de desconto no boleto
    Adicionando ao carrinho.
    Clique aqui caso você não seja redirecionado.

Resumo

Da gestão de classe à gestão dos sistemas escolares, o trabalho de professores e alunos é condicionado por um conjunto de estruturas, regras e práticas que recortam o espaço e o tempo do ensino. A organização deste trabalho é em si um trabalho, uma prática pedagógica sobre a qual é necessário refletir. Esta obra mostra de que maneira se organiza o trabalho escolar, como e por quem ele é determinado, em que condições pode se transformar e como a organização condiciona o encontro entre cada aluno e o saber que a escola tem a função de transmitir. Oferece ao leitor recursos úteis para a compreensão de um problema antigo: como superar a pura gestão de fluxos para enxergar a organização do trabalho como uma oportunidade de repensar a escola, suas ambições e suas finalidades.

Sumário

Introdução - A organização do trabalho escolar: pensá-la para fazê-la evoluir

Parte 1 - Trabalhar para aprender? Concepção do saber e organização do ensino
Capítulo 1.
“Não toque na minha escola!” Permanência e mudança na organização do ensino
Capítulo 2. Teorias construtivistas e organização do trabalho escolar
Capítulo 3. Construtivismo e reformas curriculares
Capítulo 4. Programas, objetivos e organização do trabalho escolar: dilemas e tensões

Parte 2 - A evolução das práticas: o que os professores fazem
Capítulo 5.
Organizar e planejar o trabalho escolar: dos modelos teóricos às práticas dos professores
Capítulo 6. Transdisciplinaridade e organização do trabalho no ensino infantil: um estudo de caso
Capítulo 7. Instaurar comunidades de práticas: por uma ecologia da aprendizagem
Dominique Portante
Capítulo 8. A organização do trabalho compartilhada com os alunos: do plano de trabalho ao contrato... assumir o risco
Capítulo 9. Estabelecer e manter um bom funcionamento de grupos de alunos em um contexto de trabalho coletivo em ciclos de aprendizagem

Parte 3 - Para além da classe: a organização do trabalho nos estabelecimentos
Capítulo 10.
Uma organização inovadora do trabalho no ensino primário: os módulos de aprendizagem
Capítulo 11. Conselho de professores e acompanhamento colegiado dos alunos: da classe aos ciclos
Capítulo 12. Ciclos de aprendizagens, planejamento coletivo e identidade profissional dos professores
Capítulo 13. Projeto de estabelecimento e organização do trabalho: entre empoderamento e desgaste mental
Capítulo 14. A prática do acompanhamento no exercício da função de conselheiro pedagógico

Parte 4 - O poder de organizar: redistribuição do trabalho e profissionalização
Capítulo 15.
A organização do trabalho nos estabelecimentos escolares
Capítulo 16. Do trabalho de equipe ao seu acompanhamento: por uma organização do trabalho que favoreça a mudança
Capítulo 17. Regras de cima, regras de baixo: a prescrição na organização do trabalho docente
Capítulo 18. Saber organizar o trabalho escolar para além da classe: uma competência a desenvolver

Conclusão - Entre a regulamentação e a flexibilização: tensões e hesitações

0 avaliações

Avalie e comente
Faça sua avaliação
Seja o primeiro a avaliar este produto