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A Avaliação como Ferramenta de Desenvolvimento Profissional de Educadores
  • A Avaliação como Ferramenta de Desenvolvimento Profissional de Educadores

Informações Técnicas

Formato: 23,0x16,0
Páginas: 304
Ano: 2012

Referência

PAQUAY, L.; VAN NIEUWENHOVEN, C.; WOUTERS, P. (Org.). A avaliação como ferramenta de desenvolvimento profissional de educadores. Porto Alegre: Penso, 2012. 304p.
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A Avaliação como Ferramenta de Desenvolvimento Profissional de Educadores

Edição: 1

Autor(es): Léopold Paquay , Pascale Wouters

Penso

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Resumo

A obra reúne textos de autores renomados como Philippe Perrenoud, Jacques Tardif e Léopold Paquay

Sumário

Confira o sumário detalhado (Clique aqui).

Autores
Introdução “A avaliação, freio ou alavanca do desenvolvimento profissional?

PARTE I - Tensões
Capítulo 1.
E se a avaliação  institucional paralisasse o desenvolvimento profissional?
Capítulo 2. Uma avaliação tensa entre eficácia e transformação identitária?
Capítulo 3. A avaliação do pessoal: A Gestão de Recursos Humanos  (GRH) pode contribuir para o desenvolvimento  profissional?
Capítulo 4. O Quadro Europeu e os Quadros Nacionais de Certificação: Formatação das intervenções educativas ou balizas a serviço dos percursos pessoais e profissionais?
Capítulo 5. Os procedimentos de Reconhecimento e Validação das Aquisições da Experiência: Quais as tensões? Quais as dificuldades?
Capítulo 6. A inserção profissional dos professores: Uma oportunidade de desenvolvimento  profissional?
Capítulo 7. A formação  profissional dos professores: Reflexividade e avaliação são compatíveis?

PARTE II - Dispositivos
Capítulo 8.
Construir dispositivos para a avaliação do desenvolvimento de competências: Como?.
Capítulo 9. Formação inicial e desenvolvimento profissional dos professores: Qual é o papel da avaliação?
Capítulo 10. O portfólio: Uma ferramenta de consignação ou de avaliação autêntica?
Capítulo 11. O dossiê de ensino: Uma alavanca para o desenvolvimento profissional do professor na universidade?
Capítulo 12. Dispositivos de autoavaliação socializada em formação: Uma imposição perversiva ou uma oportunidade transformadora?

PARTE III - Perspectivas metodológicas
Capítulo 13.
Analisar as aquisições da experiência profissional de pessoas pouco qualificadas: Quais são as referências metodológicas?
Capítulo 14. Quais são as referências de desenvolvimento nas situações de trabalho?
Capítulo 15. O julgamento profissional em avaliação: Quais são as triangulações metodológicas e teóricas?
Capítulo 16. O desenvolvimento profissional dos atores: Uma nova função da avaliação?

Posfácio “Avaliação e desenvolvimento profissional: Um casamento impossível?”
Referências

Equipe

Revisão técnica Rochele de Quadros Loguercio, Doutora em Ciências Biológicas (Educação em Bioquìmica) pela UFRGS. Professora no Departamento de Quìmica da UFRGS. Pesquisadora das áreas de Currìculo e Legitimação dos Saberes na Formação Docente. Bruno dos Santos Pastoriza, Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS. Professor na área de ensino do Curso de Graduação em Ciências: Biologia, Fìsica e Quìmica (Licenciatura) na UFRGS, Campus Realeza (PR). Tradução Fátima Murad

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