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Exatas, Sociais e Aplicadas

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Resumo

Nesta 2ª edição o livro Gestão contemporânea de pessoas traz discussões renovadas sobre o tema, mas permanece dinâmico e multifacetado. Tópicos como aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento, trabalho em equipe, competências, liderança, entre outros, continuam presentes no livro e no CD-ROM que o acompanha.


Sumário

PARTE I - Estratégias para o desenvolvimento organizacional e individual
Capítulo 1. Aprendizagem organizacional: uma estratégia para mudança?
Um exemplo de aprendizagem organizacional: o caso da Eletric
A aprendizagem organizacional na prática: o caso do Banco do Brasil
 
Capítulo 2. O autodesenvolvimento e a perspectiva da aprendizagem organizacional
Capítulo 3. A gestão do conhecimento organizacional
Capítulo 4. P rocessos do sistema de gestão de pessoas
O modelo de gestão de pessoas por competências

PARTE II - Relacoes e parcerias – uma perspectiva intra e interorganizacional
Capítulo 5. Grupos e equipes de trabalho: uma estratégia de gestão
A empresa Calçados SA 
Capítulo 6 .O sindicalismo brasileiro e sua relevância nas relações de trabalho e RH
Capítulo 7. Cooperativismo como alternativa estratégica
Capítulo 8. E stratégias coletivas para internacionalização de pequenas e médias empresas
O Vale da Eletrônica
Capítulo 9. O s impactos do processo de internacionalização sobre as empresas brasileiras
O papel da gestão de pessoas em processos de fusões e aquisições de empresas

PARTE III - Compet encias e lideranca
Capítulo 10. Gestão de competências: articulando indivíduos, organizações e sociedade
Competências em empresas brasileiras
É possível pensar em remuneração por competência?
Competência coletiva
E m direção às competências sociais? Experiências setoriais e/ou por categorias profissionais no Brasil
 
Capítulo 11. Diferentes abordagens no estudo da liderança
O s dirigentes empresariais em Moçambique e o imaginário étnico
Capítulo 12. C ompensação de executivos: aspectos de governança corporativa e desempenho empresarial

PARTE IV - Mercado de trabalho e novos desafios
Capítulo 13. Trabalho e valor pessoal na sociedade sem empregos 
Capítulo 14. Empresabilidade como uma “nova” gestão de recursos humanos
Capítulo 15. Desenvolvimento da capacidade de resiliência: uma alternativa frente aos desafios da contemporaneidade? 
Capítulo 16. A evolução do sistema capitalista rumo à ética de mercado
As formas de manifestação da responsabilidade social nas organizações: parcerias realizadas com o terceiro setor e programas internos do voluntariado empresarial

PARTE V - Cultura e poder nas organizacoes
Capítulo 17. Cultura organizacional: gerenciável, homogênea e quantificável?
Capítulo 18. Diversidade nas organizações: uma introdução ao tema 
Capítulo 19. Poder simbólico e gestão de pessoas: uma discussão a partir das experiências de trabalhadores gays 
Capítulo 20. As tramas do poder e o pensamento estratégico
Poder & empowerment: do cavaleiro do reino ao cavaleiro solitário

PARTE VI - Elementos norteadores e de sustentacão
Capítulo 21. Ética e trabalho: do código moral à reflexão ética no contexto das transformações contemporâneas 
Capítulo 22. A confiança nas relações intra e interorganizacionais 
Capítulo 23. Será que produzir sentido é (só) decodificar?

Capítulos Complementares:
Capítulo 24. Os desafios do modelo de consultoria interna em recursos humanos
Capítulo 25. A administração da tecnologia de informação e a gestão de recursos humanos
Capítulo 26. Ensino a distância nos programas de capacitação
Capítulo 27. Gerenciamento de impressão em entrevista de seleção
Capítulo 28. Da especialização à vocação: a educação do século XXI
Capítulo 29. Qualidade de vida no trabalho: muitas definições e inúmeros significados

Autores

Claudia Cristina Bitencourt Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Foi professora visitante na Universidades de Queensland (UQ), Australia (2001, 2003), na Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Portugal (2005) e na Thunderbird School of Management, Estados Unidos (2009). Além deste livro, é autora de Gestão de Competências e Aprendizagem nas Organizações (2005) e de vários artigos para congressos e revistas nacionais e internacionais. Suas atuais áreas de interesse são: gestão de competências e recursos, aprendizagem organizacional, liderança global e confiança em ambientes multiculturais.


Informações técnicas
  • Formato: Digital
  • Peso:
  • Páginas: 444
  • ISBN: 9788577806010
  • Ano: 2010

Material Complementar

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