O Grupo A é formado pelas editoras Artmed, Bookman, Artes Médicas, Penso, McGraw-Hill, Tekne, Revistas Pátio e BMJ Brasil. Acesse a loja virtual!
Carregando Realizando solicitação...
Voltar ao topo

Exatas, Sociais e Aplicadas

Livro Impresso
R$ 98,00 ou 6X de R$ 16,33

Resumo

Fundamentos de Gestão do Design introduz, de modo completo e abrangente, os conceitos e princípios básicos da gestão de projetos, de equipes e de processos de design nos setores criativos.

Dividida em seis capítulos, a obra apresenta a natureza interdisciplinar dos setores criativos; a natureza integrada da gestão do design e as relações entre as pessoas; os conceitos básicos do mundo dos negócios e das empresas; os procedimentos legais, financeiros e econômicos; e as comunicações de marca e marketing. Cada capítulo traz ainda perspectivas contextuais, com depoimentos de conceituados profissionais da área, e estudos de caso, que ajudam a compreender os desafios da gestão do design no trabalho com clientes, consultorias e consumidores em áreas do design, dos negócios, da criatividade e da inovação.

Escrito pela aclamada autora Kathryn Best, este livro é uma fonte valiosa para alunos dos cursos de gestão do design, bem como para todos os profissionais que trabalham no setor criativo.

O livro preenche uma lacuna deixada pelos demais livros da área: aborda o processo de gestão do design de forma muito simples e prática. É um livro que eu gostaria de ler como aluno e de usar como docente, como texto de referência para essa área. Filipe Campelo Xavier da CostaCoordenador e professor do Programa de Mestrado em Design da UNISINOS. Professor dos cursos de especialização em Design Estratégico e Design Gráfico e do curso de graduação em Design pela Escola de De

Sumário

Como aproveitar ao máximo este livro
Introdução


Parte 1 - Contexto do design
Cultura de design e cultura empresarial
Finanças, tecnologia e legislação
Sociedade, política e meio ambiente
Demandas do mercado e necessidades dos usuários
Auditorias de design, briefings e propostas
Pessoas
Projetos
Produtos e serviços


Parte 2 - Visão geral do design
O poder do design
Design e sociedade
Projetos de design
O processo de design
Habilidades de design
Planejamento
Gestão de projetos
O sucesso do projeto de design

Estudo de caso
Legible London: uma nova maneira de caminhar pela capital do Reino Unido

Perspectivas contextuais
Sorena Veerman
Wen-Long Chen
Dr Miles Park


Parte 3 - Visão geral da gestão
Economia
Negócios e empreendimentos
O processo de gestão
Planejamento de negócios e corporativo
Prática de gestão
Administração da empresa
Sucesso da empresa

Estudo de caso
MAS Holdings: varejo ético e empreendedor

Perspectivas contextuais
Ruedi Alexander Müller-Beyeler
Joshua L. Cohen
Kevin McCullagh


Parte 4 - Contabilidade e finanças
A organização financeira
Contabilidade financeira
Relatórios financeiros
Contabilidade gerencial
Medindo o desempenho
Medindo o valor do design

Estudo de caso
Phelophepa Healthcare Train: proporcionando valor

Perspectivas contextuais
Philip Goad
Thomas Lockwood
Krzyzstof Bielski


Parte 5 - Marketing e comunicação de marca
Usuários, clientes e mercados
Entendendo a produção e o consumo
Marketing
Comunicações de marketing
Branding
Comunicação de marca
Visão, valores e marcas

Estudo de caso
Zipcar: a visão que conduz a maior locadora de carros por hora do mundo

Perspectivas contextuais
Robert Malcolm
Naoko Iida
Audrey Arbeeny


Parte 6 - Design e inovação
Design, gestão e inovação
Inovação baseada no design
Inovação baseada na marca
Gestão do design para corporações
Gestão do design para pequenas e médias e empresas

Estudo de caso
Philips Design: design para uma
sociedade sustentável

Perspectivas contextuais
Matt Barthelemy
Sonja Dahl
Simon May


Conclusão
Glossário
Bibliografia e recursos
Créditos das imagens
Agradecimentos

Trabalhando com ética


Autores

Kathryn Best Designer, consultora, educadora e autora. É especialista em interdisciplinaridade e métodos, ferramentas e processos de trabalho colaborativo para o ensino e aprendizado de gestão do design, e ministra cursos sobre design, estratégia e inovação tanto em universidades quanto em empresas. Já trabalhou nas áreas de arquitetura, design de interiores e consultoria de marca, tanto nos Estados Unidos quanto no Reino Unido. Nessas áreas, especializou-se em design de varejo e ambientes narrativos. Já deu aulas e palestras no Royal College of Art, na University of the Arts London e na University for the Creative Arts, Reino Unido; na Domus Academy, Itália; na Hochschule Luzern e na Technische Universitiet, em Delft, Países Baixos. Em 2003, foi eleita membro da Royal Society of the Arts (RSA).


Equipe

Tradução:
André de Godoy Vieira.

Revisão técnica:
Antonio Roberto Oliveira, mestre em Branding pela Universidade de São Paulo. Coordenador do MBA Branding – Gestão de Marcas e do Curso de Gestão Criativa das Faculdades Integradas Rio Branco. Professor de Design e Branding da Universidade Mackenzie.

Informações técnicas
  • Formato:
  • Peso:
  • Páginas: 208
  • ISBN: 9788540701465
  • Ano: 2012

Material Complementar

Confira mais informações sobre a obra nos links abaixo.

Ofertas Relacionadas
Impressão e Acabamento

Impressão e Acabamento

Gavin Ambrose; Paul Harris; R$ 107,00 ou 6x de R$ 17,83 Adicionar
O que é Design de Embalagens?

O que é Design de Embalagens?

Giles Calver; R$ 132,00 ou 6x de R$ 22,00 Adicionar
Inovação e Empreendedorismo

Inovação e Empreendedorismo

Joe Tidd; John Bessant; R$ 120,00 ou 6x de R$ 20,00 Adicionar
Imagem

Imagem

Gavin Ambrose; Paul Harris; R$ 123,00 ou 6x de R$ 20,50 Adicionar
Grids

Grids

Gavin Ambrose; Paul Harris; R$ 116,00 ou 6x de R$ 19,33 Adicionar
Grids

Grids

Editores da Rotovision; R$ 121,00 ou 6x de R$ 20,17 Adicionar
Elementos do Design

Elementos do Design

Timothy Samara; R$ 139,00 ou 6x de R$ 23,17 Adicionar
Fundamentos de Design de Produto

Fundamentos de Design de Produto

Richard Morris; R$ 114,00 ou 6x de R$ 19,00 Adicionar
Princípios Universais do Design

Princípios Universais do Design

William Lidwell; Kristina Holden; Jill Butler; R$ 121,00 ou 6x de R$ 20,17 Adicionar
Design Thinking

Design Thinking

Gavin Ambrose; Paul Harris; R$ 106,00 ou 6x de R$ 17,67 Adicionar
Gestão do Design

Gestão do Design

Brigitte B. de Mozota; Cássia Klöpsch; Filipe C. X... R$ 102,00 ou 6x de R$ 17,00 Adicionar
Managing Flow

Managing Flow

Ikujiro Nonaka; Ryoko Toyama; Toru Hirata; R$ 98,00 ou 6x de R$ 16,33 Adicionar
Tipografia

Tipografia

Gavin Ambrose; Paul Harris; R$ 103,00 ou 6x de R$ 17,17 Adicionar
Design/Escrita/Pesquisa

Design/Escrita/Pesquisa

Ellen Lupton; Abbott Miller; R$ 128,00 ou 6x de R$ 21,33 Adicionar
Design de Identidade da Marca

Design de Identidade da Marca

Alina Wheeler; R$ 160,00 ou 6x de R$ 26,67 Adicionar
Fundamentos de Design Criativo

Fundamentos de Design Criativo

Gavin Ambrose; Paul Harris; R$ 121,00 ou 6x de R$ 20,17 Adicionar
Conexões

Conexões

Ericson Straub; Marcelo Castilho; R$ 69,00 ou 6x de R$ 11,50 Adicionar
Os Usos das Imagens

Os Usos das Imagens

Ernst Hans Gombrich; R$ 107,00 ou 6x de R$ 17,83 Adicionar
Pesquisa Visual

Pesquisa Visual

Ian Noble; Russell Bestley; R$ 105,00 ou 6x de R$ 17,50 Adicionar
Fundamentos de Arte

Fundamentos de Arte

Otto G. Ocvirk; Robert E. Stinson; Philip R. Wigg;... R$ 136,00 ou 6x de R$ 22,67 Adicionar
Isto é Design Thinking de Serviços

Isto é Design Thinking de Serviços

Marc Stickdorn; Jakob Schneider; R$ 123,00 ou 6x de R$ 20,50 Adicionar
A Empresa Orientada pelo Design - eBook

A Empresa Orientada pelo Design - eBook

Marty Neumeier; R$ 53,60 ou 6x de R$ 8,93 Adicionar
Gestão do Design - eBook

Gestão do Design - eBook

Brigitte B. de Mozota; Cássia Klöpsch; Filipe C. X... R$ 81,60 ou 6x de R$ 13,60 Adicionar