O Grupo A é formado pelas editoras Artmed, Bookman, Artes Médicas, Penso, McGraw-Hill, Tekne, Revistas Pátio e BMJ Brasil. Acesse a loja virtual!
Carregando Realizando solicitação...
Voltar ao topo

Humanas

Livro Impresso
R$ 58,00 ou 6X de R$ 9,67
eBook
R$ 46,40 ou 6x de R$ 7,73

Resumo

Com base em anos de pesquisa e experiência docente, a nova edição deste popular livro traz atualizações importantes sobre como aplicar com sucesso a aprendizagem cooperativa, de modo a construir salas de aula equitativas. Esta edição inclui as descobertas das mais recentes pesquisas sobre o que torna uma tarefa adequada para grupos, mostra como o trabalho em equipe contribui para o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes, e como os professores podem organizar suas salas de aula para que todos participem ativamente.

Esta obra é uma parceria com o Instituto Sidarta.

O livro não só apresenta os princípios teóricos e a pesquisa que sustentam o trabalho em grupo, mas acima de tudo descreve passos importantes para a sua concretização, guiando o professor no seu percurso, sem desprezar sua inteligência ou capacidade profissional. Paula LouzanoDoutora em Política Educacional pela Universidade de Harvard

Sumário

Confira o sumário detalhado (Clique aqui).


Capítulo 1. Trabalho em grupo como estratégia pedagógica
Capítulo 2. Por que trabalhar em grupo?
Capítulo 3. O dilema do trabalho em grupo
Capítulo 4. Preparando os alunos para a cooperação
Capítulo 5. Etapas do planejamento para o trabalho em grupo
Capítulo 6. Elaborando atividades de aprendizagem adequadas ao trabalho em grupo
Capítulo 7. Trabalho em grupo e desenvolvimento da linguagem
Capítulo 8. Papéis e responsabilidades do grupo
Capítulo 9. O papel do professor: deixar os alunos livres e construir parcerias
Capítulo 10. Tratando as expectativas relacionadas à competência
Capítulo 11. Avaliando o trabalho em grupo na sua sala de aula
Capítulo 12. Trabalho em grupo na sala de aula bilíngue

Apêndice A. Exercícios de práticas cooperativas
Apêndice B. Ferramentas para avaliação do trabalho em grupo

Referências
Índice


Autores

Elizabeth G. Cohen Foi professora emérita de educação e sociologia na Universidade de Stanford. Pesquisou sobre o aumento das expectativas de competência de jovens com baixo status. Escreveu amplamente sobre aprendizagem cooperativa, ensino em equipe, isolamento do professor e avaliação de pares.

Rachel A. Lotan Professora de educação na Universidade de Stanford. Com Elizabeth Cohen, codirigiu o Programa de Ensino para Equidade iniciado em 1986. Desde 1999 tem atuado como diretora do Programa de Formação de Professores de Stanford. Começou sua carreira como professora do ensino fundamental e médio, e posteriormente realizou sua formação avançada em educação e sociologia na Universidade de Stanford.


Equipe

Tradução
Luís Fernando Marques Dorvillé, Mila Molina Carneiro e Paula Márcia Schmaltz Ferreia Rozin.

Revisão técnica
Mila Molina Carneiro, Mestre em Política Educacional. Membro do Corpo Técnico do Instituto Sidarta.
José Ruy Lozano, Licenciado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Corpo Técnico do Instituto Sidarta.

Informações técnicas
  • Formato: DIGITAL (EPUB)
  • Peso:
  • Páginas: 256
  • ISBN: 9788584291014
  • Ano: 2017

Material Complementar

Confira mais informações sobre a obra nos links abaixo.

Ofertas Relacionadas
Matemática

Matemática

Estela K. Fainguelernt; Katia Regina A. Nunes; R$ 66,00 ou 6x de R$ 11,00 Adicionar
A Arte de Motivar os Estudantes para o Estudo da Matemática

A Arte de Motivar os Estudantes para o Estudo da Matemática

Alfred S. Posamentier; Stephen Krulik; R$ 60,00 ou 6x de R$ 10,00 Adicionar
Aprendizagem Baseada em Projetos

Aprendizagem Baseada em Projetos

Willian N. Bender; R$ 58,00 ou 6x de R$ 9,67 Adicionar
Ensinando Matemática para Adolescentes

Ensinando Matemática para Adolescentes

Paul Chambers; Robert Timlin; R$ 83,00 ou 6x de R$ 13,83 Adicionar
Fazendo Arte com a Matemática

Fazendo Arte com a Matemática

Estela K. Fainguelernt; Katia Regina A. Nunes; R$ 64,00 ou 6x de R$ 10,67 Adicionar
Gestão da Sala de Aula

Gestão da Sala de Aula

Carol Simon Weinstein; Ingrid Novodvorsky; R$ 98,00 ou 6x de R$ 16,33 Adicionar
Educação em Ciências e Matemáticas

Educação em Ciências e Matemáticas

Terezinha Valim Oliver Gonçalves; Francisco Cristi... R$ 77,00 ou 6x de R$ 12,83 Adicionar
Pedagogias do Século XXI

Pedagogias do Século XXI

Jaume Carbonell; R$ 68,00 ou 6x de R$ 11,33 Adicionar
Psicologia do Cotidiano

Psicologia do Cotidiano

Cristiano Nabuco de Abreu; R$ 67,00 ou 6x de R$ 11,17 Adicionar
Professores na Incerteza

Professores na Incerteza

Juana M. Sancho Gil; Fernando Hernández-Hernández;... R$ 49,00 ou 6x de R$ 8,17 Adicionar
Aprendizagem Visível para Professores

Aprendizagem Visível para Professores

John Hattie; R$ 68,00 ou 6x de R$ 11,33 Adicionar
Estatística Sem Matemática para as Ciências da Saúde

Estatística Sem Matemática para as Ciências da Saúde

Christine P. Dancey; Richard Rowe; John G. Reidy; R$ 108,00 ou 6x de R$ 18,00 Adicionar