Resumo
Pesquisa Visual busca mapear o campo da pesquisa no estudo e na prática do design gráfico. Com uma abordagem extremamente visual e acessível, introduz as metodologias de pesquisa em design, explicando os principais métodos, modelos, termos e teorias que têm formado a base da pesquisa em design nas últimas décadas. São examinados tópicos como audiência, teoria da comunicação e do discurso, semântica, semiótica, linguagens e identidades visuais e verbais, relação entre designer, público e mensagem e relação entre modelos teóricos e práticos. Também traz estudos de caso, que exemplificam a aplicação da teoria na prática, e exercícios, que ajudam a fixar o conteúdo. Trabalhos de alunos e profissionais da área ilustram cada um dos tópicos abordados e servem de fonte de informação e de inspiração para o leitor.
O Design Gráfico é carente de boas obras, principalmente na área de metodologias. Ainda é muito fraca a formação dos estudantes e a aplicação dos profissionais em método. Eu adotaria este livro, com certeza, como publicação base em minhas disciplinas.
Maria Carolina FillmannProfessora da Faculdade de Design da ESPM-RS. Sócia-diretora da Design de Maria.
Sumário
Apresentação
Introdução
Capítulo 1. Como e por quê?
Metodologias de pesquisa
Processo e produto
Críticos do design
Conceitos fundamentais: O designer como autor
Capítulo 2. Alfabetização em design
Alfabetização visual na prática de design
Estudo de caso 01: Gramática visual
Conceitos fundamentais: Conotação e denotação
Exercícios: Alfabetização em design
Capítulo 3. Análise e proposição
Pesquisa e design
Feedback e avaliação
Linguagens e identidades
Conceitos fundamentais: Retórica
Estudo de caso 02: Emotionally Vague
Estudo de caso 03: Bibliospot
Conceitos fundamentais: Estruturalismo e semiótica
Exercícios: Análise de design
Capítulo 4. Teoria na prática
Envolvendo-se com a pesquisa visual
Autoria gráfica
Conceitos fundamentais: Pós-estruturalismo
Estudo de caso 04: The English
Estudo de caso 05: An Inventory of Loss
Conceitos fundamentais: Teoria do Lixo
Exercícios: A prática da teoria
Capítulo 5. Público e mensagem
Recepção
Construção de sentido
Comunicação de mão dupla
Estudo de caso 06: Romances híbridos
Estudo de caso 07: Identidade cipriota
Conceitos fundamentais: Paisagens adaptativas
Exercícios: Como está a recepção?
Capítulo 6. Processo e materiais
Considerações práticas
Tatilidade e usabilidade
Estudo de caso 08: Mary
Estudo de caso 09: Mensagem como fluxo
Conceitos fundamentais: Affordance
Exercícios: Mensagens de Texto
Capítulo 7. Síntese
O processo de síntese
Estudo de caso 10: Memorial
Estudo de caso 11: Felicidade – todayifeel
Conceitos fundamentais: Modernismo e
Pós-modernismo
Exercícios: Métodos práticos
Capítulo 8. Apêndices
Agradecimentos
Leituras complementares
Índice
Créditos de imagens
Autores
Ian Noble Designer, escritor e educador. Autor e coautor de diversos livros sobre design gráfico, é também colaborador assíduo de revistas de design. Professor na área há 20 anos, atualmente coordena o curso de pós-graduação em Design de Comunicação na Kingston University, Londres.
Russell Bestley Chefe do Programa de Pós-graduação em Design Gráfico do London College of Communication. Seu trabalho foca-se, principalmente, na pesquisa em design gráfico por meio da educação e da prática. Sua pesquisa atual está centrada na segunda geração do movimento punk inglês e no pós-punk, além de nas abordagens DIY (do it yourself – faça você mesmo) ao design gráfico.
Equipe
Tradução:
Mariana Bandarra, Scientific Linguagem Ltda.
Revisão técnica:
Maria Helena Werneck Bomeny, doutora e mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.