O Grupo A é formado pelas editoras Artmed, Bookman, Artes Médicas, Penso, McGraw-Hill, Tekne, Revistas Pátio e BMJ Brasil. Acesse a loja virtual!
Carregando Realizando solicitação...
Voltar ao topo

Humanas

Livro Impresso
R$ 97,00 ou 6X de R$ 16,17
eBook
R$ 77,60 ou 6x de R$ 12,93
Boleto
R$ 92,15 no Boleto Bancário - 5% de Desconto.

Resumo

Passados dois séculos desde a publicação das primeiras revistas no Brasil, este livro sem similar reúne diversos profissionais brasileiros que se dedicam ao estudo e à produção desse produto jornalístico com o intuito de colaborar com o aprofundamento do pensamento sobre suas peculiaridades. A primeira parte do livro, “Ângulos e processos”, inclui a revista em um quadro de referências que problematiza sua constituição jornalística e sua inserção social. A segunda, “Práticas e produto”, reúne um apanhado reflexivo sobre os aspectos estruturais. O tradicional “como se faz” dá lugar a uma abordagem das características que envolvem esse fazer.

Está em suas mãos, leitor(a), a possibilidade de um percurso instigante e instrutivo, aberto àqueles que têm na revista um objeto imediato de convívio cotidiano que passa pela prática profissional jornalística, pela pesquisa, pelo ensino, pelo arquivo histórico, pela identificação de matrizes (...) Dione O. MouraDocente da Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília (UnB). Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) (2011-2013)

Sumário

Confira o sumário detalhado (Clique aqui).

PARTE 1 - Ângulos e Processos
Capítulo 1. Revista e contemporaneidade: imagens, montagens e suas anacronias
Capítulo 2. Revista e comunicação: percursos, lógicas e circuitos
Capítulo 3. Revista e jornalismo: conceitos e particularidades
Capítulo 4. Revista e instituição: a escrita do lugar discursivo
Capítulo 5. Revista e identidade editorial: mutações e construções de si e de um mesmo
Capítulo 6. Revista e referentes: a pensata na construção do mundo de cada publicação
Capítulo 7. Revista e segmentação: dividir para reunir
Capítulo 8. A palavra dos intelectuais na mídia
Capítulo 9. Revista e leitura: sujeitos em interação

PARTE 2 - Práticas e produto
Capítulo 10.
O aprofundamento como caminho da reportagem de revista
Capítulo 11. Entrevista em revista: a eternização do diálogo e a percepção do mundo traduzida em respostas
Capítulo 12. Perfil: a composição textual do sujeito
Capítulo 13. Muito além do editorial: a revista e suas opiniões 
Capítulo 14. Projeto gráfico: a forma de um conceito editorial
Capítulo 15. Capas de revistas e seus leitores: um novo texto em cartaz
Capítulo 16. O fotojornalismo nas revistas: do surgimento às novas práticas
Capítulo 17. Infografia e visualização de dados: apontamentos sobre caminhos inovadores no jornalismo de revista praticado no Brasil
Capítulo 18. Rotinas produtivas em revista: padrões e transformações no fazer de uma publicação segmentada
Capítulo 19. A revista em sala de aula: edição e práticas laboratoriais em contexto de convergência
Capítulo 20. Pesquisa sobre revista: um olhar acerca da produção acadêmica


Autores

Frederico de Mello B. Tavares Jornalista. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com estágio de doutorado na Universidad Rey Juan Carlos (URJC, Madrid), Espanha. Professor Adjunto no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Reges Schwaab Jornalista. Mestre e Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período de estudos na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Professor Adjunto no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
 


Informações técnicas
  • Formato: DIGITAL
  • Peso:
  • Páginas: 304
  • ISBN: 9788565848312
  • Ano: 2013

Material Complementar

Confira mais informações sobre a obra nos links abaixo.

Ofertas Relacionadas
Manual de Tipografia

Manual de Tipografia

Kate Clair; Cynthia Busic-Snyder; R$ 173,00 ou 6x de R$ 28,83 Adicionar
Grids

Grids

Editores da Rotovision; R$ 139,00 ou 6x de R$ 23,17 Adicionar
Abaixo as Regras

Abaixo as Regras

Rick Poynor; R$ 138,00 ou 6x de R$ 23,00 Adicionar
Teorias da Comunicação de Massa

Teorias da Comunicação de Massa

Denis McQuail; R$ 120,00 ou 6x de R$ 20,00 Adicionar
Exposição - Guia de Campo

Exposição - Guia de Campo

Michael Freeman; R$ 69,00 ou 6x de R$ 11,50 Adicionar
Fundamentos de Produção Cinematográfica

Fundamentos de Produção Cinematográfica

Jane Barnwell; R$ 135,00 ou 6x de R$ 22,50 Adicionar